quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Alimentos saudáveis que nunca provou (mas que há no supermercado)


De certeza que há vários produtos à venda no seu supermercado habitual que nunca provou. Mas já pensou naquilo que pode estar a perder? Depois de algumas consultas de nutricionismo, cheguei à conclusão de que há vários alimentos que nunca tinha provado e que são extremamente saudáveis.

Inhame

O inhame é um tubérculo castanho com pele rugosa que ignorava completamente quando aparecia nas prateleiras do Continente ou do Pingo Doce. Embora seja popular na Madeira, Açores e Brasil, nunca tinha ouvido falar do inhame em Portugal nem sabia como cozinhá-lo. Podemos dizer que é um “primo” da mandioca e da batata doce, com baixo valor glicémico e indicado para atletas. Aqui estão algumas receitas com inhame.

Lichias

As lichias são tão bonitas que parecem apenas uma fruta decorativa. Estas bolinhas cor de rosa são ricas em potássio, essencial para evitar as cãibras, e em vitamina C. Além disso, as lichias têm uma substância que provoca alterações nos níveis de açúcar. Consumidas em excesso, podem até levar a hipoglicemias severas - mas, em moderação, é bastante saudável. Pergunte a opinião do seu nutricionista sobre a quantidade adequada nas consultas de nutrição.

Beterraba

Sempre que ouvimos falar em beterraba, trata-se de uma dieta obscura de detox. A verdade é que a beterraba é extremamente saudável, recomenda por especialistas em nutricionismo e contém diversos benefícios: são ricos em nitratos, reduz a pressão arterial, melhora o fluxo sanguíneo e melhora a performance de atletas corredores em 5%.

Endívias

As endívias ainda não fazem parte da cozinha de muitos portugueses, mas é baixa em calorias, rica em vitamina A, fibras, potássio e ferro. Alguns especialistas em nutricionismo relembram que desintoxica o sistema digestivo, actua como um antioxidante e retarda o envelhecimento precoce. Nas mulheres, ainda reduz o risco de cancro do útero e do ovário.





Sem comentários:

Enviar um comentário