quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Qual é o melhor treino de circuito?


O treino de circuito consiste em fazer uma série de exercícios em sequência com muito pouco tempo de descanso entre cada um. É difícil dizer qual é o treino de circuito ideal, mas os professores de circuitos recomendam combinar exercícios de musculação, exercícios anaeróbicos e exercícios cardiovasculares. A quantidade de cada tipo de exercício pode ser ajustada pelo personal trainer consoante os seus objectivos.


Precisa de ideias?

Quantos exercícios deve ter um treino de circuitos?

Os primeiro programa de treino em circuito foi desenvolvido em Inglaterra em 1953 - sim, isso mesmo, os treinos em circuito não são uma “modernice” inventada pelo Youtube! Aliás, o programa original foi desenvolvido na Universidade de Leeds pelos professores R.E. Morgan e G.T. Anderson. Na sua proposta, incluíam 9 a 12 exercícios, mas hoje em dia o mais comum é um treino de circuitos ter entre 8 e 10. O número de exercícios varia com a experiência do atleta, o seu estado físico e os seus objectivos.

Quantas vezes devo repetir um exercício durante o treino de circuitos?

Ao contrário do que acontece no treino HIIT, no treino de circuitos é comum passar de um exercício para o outro - o circuito está completo quando todos os exercícios foram realizados. É igualmente comum que uma sessão de treino repita várias vezes o mesmo circuito. Nos casos em que deve repetir exercícios, os professos de circuitos indicam ou o número específico de repetições, ou período de tempo em que os deve repetir.

Que músculos treino durante o circuito?

Normalmente, o treino em circuito tenta trabalhar a totalidade do corpo. Quase sempre há exercícios que se focam na parte superior do corpo, outros na parte interior e alguns no total. Como já explicámos acima, há uma certa flexibilidade entre cada tipo de exercício, se quer um treino mais localizado é melhor procurar outras opções, como o treino de peso corporal.

Nota final:

Para tirar o máximo proveito de qualquer tipo de treino, aconselhamos que seja acompanhado também por um profissional de nutricionismo que lhe possa indicar qual a dieta adequada para o seu objectivo, o que comer antes e depois do treino.

Sem comentários:

Enviar um comentário