domingo, 2 de dezembro de 2018

Este Natal, tenha cuidado com os adoçantes




Chocolate sem açúcar. Pastilhas elásticas em açúcar. Iogurtes e gelatinas sem açúcar. Mas o sabor é o de sempre. Sabe porquê? Todos estes produtos são ricos em adoçantes, como a frutose, a sucralose, o acessulfame K e o aspartame.


Apesar de serem muito mais doces do que açúcar (alguns até 600 vezes mais doces), estas substâncias não são digeridas pelo corpo humano. Como não são digeridas, não são absorvidas pelo sangue (ou seja, não alteram os nossos valores de glicemia) nem engordam… mas à custa de quê? Do nosso sistema digestivo e intestinal, pois têm um poderoso efeito laxante. Está tudo explicado aqui: os adoçantes fazem mal à saúde?

Há apenas uma excepção a esta regra: o stevia, uma planta originária da América Latina. Hoje em dia já é possível encontrar stevia para culinária em muitos supermercados, assim como alimentos adoçados com stevia (por exemplo, os sumos da Compal). No entanto, quase todos os chocolates e gelatinas sem açúcar usam o acessulfame K e o aspartame. Esteja atenta aos rótulos na hora de comprar!


A alternativa: sobremesas à base de fruta


A melhor solução, a meu ver, é preferir alternativas saudáveis à maioria das receitas de Natal. Há muitas formas de resistir à tentação, começando por usar pasta de tâmaras ou mel em moderação (naturalmente doces e muito calóricos, mas não processados). Outra dica preciosa é “engrossar” os bolos com puré de fruta (puré de maçã ou de ameixa), o que permite reduzir a quantidade de farinha e também adoça naturalmente.


Aliás, as próprias frutas podem ser a sobremesa perfeita para aquecer o coração. As maçãs assadas com canela e especiarias são um clássico desta época, mas também pode optar pelas pêras bêbedas ou pelos pêssegos assados. Não faltam boas opções de sobremesas saudáveis à base de fruta ou até de fios de abóbora e abóbora-gila.

Sem comentários:

Enviar um comentário